Polícia Civil abre inquerito para apurar suspeita de 'fura-fila' na vacinação contra a Covid-19 em Franca
Delegacia Seccional investiga crimes de falsidade ideológica, prevaricação e corrupção. Autoridades pediram à Prefeitura relação completa de pessoas imunizadas na cidade.
A Polícia Civil instaurou na quarta-feira (28) um inquérito para investigar a suspeita de "fura-fila" na vacinação contra a Covid-19 em Franca (SP).
O delegado seccional Wanir Silveira Júnior confirmou que vai solicitar à Prefeitura a relação completa de vacinados do município desde o início do programa de imunização.
A suspeita é de que parte dos moradores recebeu doses de imunizantes contra o novo coronavírus mesmo sem pertencer a grupos prioritários do programa de vacinação, como idosos e profissionais de saúde. O caso também é alvo de uma sindicância interna na Prefeitura.
"O que vamos buscar agora? Pessoa por pessoa, profissão, idade, se elas se enquadram naquilo que as normas legais dizem como prioridade", diz.
Segundo Silveira Júnior, as diligências devem apurar os crimes de falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, além de prevaricação, delito cometido por servidor contra a administração pública ao deixar de praticar, retardar ou praticar indevidamente um ato de ofício em benefício próprio.
Ainda sem um alvo específico, as investigações têm prazo inicial de 30 dias, mas devem se estender. "É uma investigação complexa, não é tão simples", afirma o delegado.
Ele disse que as suspeitas chegaram por meio da imprensa local e por denúncias informais.
"Como os crimes são de ação pública incondicionada, ou seja, a polícia tem obrigação de tomar providência dos fatos independente de representação de qualquer pessoa, pegamos essa notícia que veio pela imprensa e instauramos inquérito policial", afirmou.
De acordo com dados do Vacinômetro, Franca aplicou, desde fevereiro, 78,5 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 que garantiram a primeira aplicação a mais de 51 mil pessoas, entre elas 27,5 mil também com a segunda dose.
Comentários
Postar um comentário