Secretário de Estado da Saúde vem a Franca para discutir mutirão de cirurgias eletivas



Aconteceu ontem, no início da tarde de terça-feira, 9, de uma reunião que contou com a presença do secretário de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn e representantes dos 22 municípios que compõem o DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde), na sede da unidade. 
Durante o encontro, que teve como tema principal a realização de mutirões de cirurgias eletivas em todo o Estado de São Paulo, o secretário Jean Gorinchteyn solicitou aos municípios, que encaminhem ao governo, a relação de pacientes cadastrados, que aguardam por cirurgias e quais procedimentos precisam ser feitos. As cidades que não dispõem desta relação já catalogada, com os pacientes cadastrados terão que providenciar, ao contrário de Franca, que irá protocolar nesta quarta-feira, junto à Secretaria Estadual de Saúde, a relação dos pacientes e as cirurgias que precisam ser realizadas.
     Segundo informações, o secretário que esteve visitando os DRS de todo o Estado para conhecer as necessidades dos municípios integrantes de cada região, deverá anunciar em breve, o cronograma e os locais para o início dos mutirões de cirurgias. Inclusive, o Estado pretende comprar serviços de hospitais particulares e em várias localidades do Estado para desafogar a demanda existente. 
Ainda, durante a reunião, a Prefeitura fez adesão para receber a 'Carreta de Cirurgias Oftalmológicas' e, caso seja confirmado, a cidade receberá a estrutura que deverá permanecer por 6 dias no município para a realização de até 200 procedimentos, como Fotocoagulação a Laser, Vitrectomia Infusão P. e Endolaser, Vitrectomia com Infusão/Óleo de Silicone, Vitrectomia Posterior, Pan- Fotocoagulação de Retina, Capsulotomia a Yag Laser, Correção de Estrabismo (acima de 2 músculos) e Correção de Estrabismo (até 2 músculos). "Estamos buscando, com recursos municipais, comprar procedimentos na região e com o apoio do Estado, realizar esse mutirão de cirurgias para o atendimento de milhares de pacientes, que precisam dos procedimentos para ter mais qualidade de vida.

Comentários