Disputas começam às 8h30 e vão até as 14h. Evento vai sortear mais de 160 bicicletas entre participantes
O grande dia da GIMA 2023 chegou. Neste sábado, mais de 1 mil crianças de escolas públicas das cidades de Batatais, Cristais Paulista, Guará, Patrocínio Paulista, Restinga e Ribeirão Corrente disputam quem será a vencedora da gincana que chega à sua 14ª edição neste ano. O evento, organizado pela AZ Furlan Produções com financiamento do PROAC da Secretaria Estadual de Cultura, começa às 8h30 e vai até as 14 horas. A entrada é gratuita.
Neste ano, as provas da gincana começaram em março. Com o tema “Teia Climática: tecendo o amanhã”, todas tiveram relação com o clima. Uma das atividades cobradas foi a elaboração de uma Colcha de Memórias. Os alunos tiveram que entrevistas moradores antigos da cidade para falar sobre as mudanças climáticas no município ao longo dos anos. Depois, eles selecionaram as melhores frases para compor a colcha de memórias como se fosse uma colcha de retalhos. Esse material está exposto na Teia da Memória, na entrada da GIMA.
Outra atividade foi a criação de minicordéis. Os alunos tiveram, em uma primeira etapa, que fazer papel a partir de material reciclável. Depois no papel que eles confeccionaram escreveram os minicordéis falando sobre o clima. As escolas selecionaram os 10 melhores, que estão também expostos na Teia da Memória. Neste sábado, as escolas farão apresentações de dança e disputaram provas clássicas como corrida de sacos, corrida com cones, etc.
Ainda no sábado, haverá o Simpósio dos Prefeitos, em que os prefeitos mirins eleitos em cada escola debaterão com os verdadeiros prefeitos de seus municípios sobre o clima e as ações de preservação do meio ambiente.
Comentários
Postar um comentário